quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Juventude no Ano da Fé é tema de assembleia das Igrejas Particulares em São Paulo

assemb_jovens_sp


A 34ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional – Sul 1, aconteceu em Itaici, no interior de São Paulo, de 19 a 21 de outubro de 2012, com o tema: “O ano da Fé e Juventude”.

Estiveram presentes na assembleia: bispos, padres, administradores diocesanos, pelo tema ser sobre juventude, os jovens representantes de movimentos, grupos de diversas expressões juvenis do regional sul 1 também estiveram presentes. Os assuntos tratados na assembleia foram:

*Fundamentos da Fé Católica;

*Ato de Fé;

*Creio;

*Juventude: iniciação a Fé;

*Juventude: Mistagogia;

*Juventude: experiência religiosa e eclesial;

*Jornada Mundial da Juventude e CF 2013. 

Dentre os temas, um em especial chamou a atenção da juventude. Foi a palestra “Juventude: experiência religiosa e eclesial”,  apresentada por padre Paulo Gil.

Frases como: juventude é o futuro... é o amanhã, simplificando a ideia de que tudo é feito em vista do amanhã,  já não cabem mais no anúncio do Evangelho aos jovens que são o presente, são o que são agora. Cristo nos impele à missão de evangelizar a juventude de hoje! Com certeza, não podemos negar que a juventude é fonte de renovação, mas para isso é preciso que a juventude esteja, de fato, no coração da Igreja e a Igreja no coração dos jovens.

A Igreja necessita ser “Junto aos jovens, um meio através do qual eles se percebam como filhos amados de Deus e irmãos de todos, capazes de entender e acolher com alegria a Boa-Nova que transforma a partir de dentro de cada um e ao seu redor”. ( cf. Doc 85, 2). Pois, com a juventude convoca todos para um novo acontecimento, dizendo: bote fé!

Juventude, encantadora por sua beleza natural e com seus ideais, seus sonhos, suas verdades, suas buscas... a juventude busca fazer algo que dê sentido à vida, aos valores e à visão de mundo que abraçam; busca respostas às necessidades concretas da vida; busca viver sua fé de mãos dadas com o amigo Jesus.

A experiência religiosa vivida pela juventude, quando é assumida como expressão do encontro pessoal com Jesus Cristo, contribui para a aceitação de um projeto de vida baseado no Evangelho, reforça a elevação da dignidade da pessoa humana e cristã, bem como consolida as qualidades e valores atribuídos a Deus e que revelam a imagem positiva que o jovem tem de si mesmo.

Uma juventude encantadora e encantada torna sua experiência de vida eclesialmais fecunda, pois o “jovem é o evangelizador privilegiado de outros jovens”. Para evangelizar, é necessário passar pela experiência de ser evangelizado, isto é, de ter descoberto Jesus Cristo. Precisamos mostrar aos jovens os lugares e os momentos concretos nos quais é possível encontrá-lo. ( cf. Doc 85, 58-59)

Temos que corrigir o nosso jeito de ver a experiência religiosa de nossa juventude. A esperada renovação paroquial se torna mais urgente e necessária quando queremos ver a juventude fortalecendo a vivência da fé, seja nas atitudes religiosas marcadas pela religiosidade ou pela adesão a Jesus Cristo e engajamento na experiência de vida eclesial.

Vamos ouvir e cantar muitas vezes com os jovens: “No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”. São jovens querendo expressar sua encantadora alegria, cantando que o peito se torna o novo calvário do amor e o coração, ventre que gera esperança e fé. Após a estas belas palavras, o Pe Paulo Gil foi aplaudido de pé pelos jovens.

Agora nos perguntamos por que será que essa palestra, foi a que mais chamou a atenção dos jovens, qual o motivo dos jovens o aplaudiram de pé, será que foi porque os jovens foram tocados no coração? Ou será que foi pelo simples fato, de ser falado a realidade vivenciada pela juventude hoje em dia?  

Por Arthur Augusto, coordenador Setor Juventude de Ribeirão Preto (SP)

Nenhum comentário: