Após a solene celebração do cinquentenário do Concílio Vaticano II e a abertura do Ano da Fé, no próximo dia 11 de outubro o Papa aparecerá, à noite, na janela de seu apartamento, como o fez Papa João XXIII, quando proferiu o célebre ‘discurso à lua’.
Daquele dia de 1962, todos se recordam das palavras “levem o carinho do Papa às suas crianças”, que emocionaram os fiéis que saudavam, na Praça São Pedro, o evento histórico que reuniu em Roma 2 mil bispos de todo o mundo.
Cinquenta anos depois, o Bento XVI falará aos participantes da vigília de oração que a Ação Católica está promovendo em ação de graças pelo dom do Concílio. Milhares de leigos engajados, membros de associações do mundo católico, dividirão a Praça com alguns dos 300 bispos presentes para o Sínodo sobre a Nova evangelização, convidados pelo bispo referente da Ação Católica, Dom Domenico Sigalini. Os fiéis de Roma terão a seu lado o vigário, Cardeal Agostino Vallini.
Antes da reunião na Praça haverá uma procissão de velas com o Arcebispo Loris Capovilla, 90 anos, histórico secretário de João XXIII, a quem se deve o fato de Papa Roncalli ter ido à janela em 1962. Telões espalhados pela área de São Pedro projetarão os 8 minutos daquele discurso, que ficou para a história como o mais famoso do beato.
Da Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário