quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Brasil realiza maior evento vicentino jovem do mundo

vicentinos_encontro


Cerca de mil jovens de todos os Estados brasileiros participaram do Fórum Nacional da Juventude Vicentina, realizado na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em Ribeirão das Neves (região metropolitana de Belo Horizonte – MG). O evento entrou para a história da SSVP, pela quantidade de membros juvenis reunidos.

O Fórum começou na sexta-feira e foi encerrado domingo. Para a presidenta nacional da instituição, consócia Ada Ferreira, o encontro vem valorizar o papel do jovem na promoção social das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “A juventude é a cara da Sociedade de São Vicente de Paulo, pois a instituição foi fundada por jovens; e a resposta que vamos dar à Igreja é que nós podemos mudar a vida dos Pobres”.  

A celebração contou com formações sobre assuntos atuais relacionados à juventude, momentos de espiritualidade e louvor. A noite foi animada com um show da banda vicentina ‘Beah’ (de Itápolis-SP) e do Dj católico Itamar Simioni. Quem achou que ia encontrar monotonia no Fórum Nacional, se surpreendeu. Jordânia Eugênio, da área de Juiz de Fora, destaca. “Nem o calor intenso me desanima. Estou muito feliz. Só de ouvir a banda começar a tocar, fiquei toda arrepiada”.

Segundo a coordenadora nacional de Jovens da SSVP, consócia Jaqueline Freitas, o evento mostra que a juventude não está à mercê da sociedade. “E ainda dizem que os jovens não estão preocupados com nada. Esta quantidade de gente em um evento religioso durante o feriado mostra exatamente o contrário”.

Jovens decidem por um manifesto na JMJ
A mortalidade juvenil foi um assunto que causou preocupação entre os participantes do Fórum Nacional. Como ação concreta, eles decidiram que vão fazer um manifesto durante a Jornada Mundial. Ele será às 13h do dia 24 de julho, na Praça Frederico Ozanam (Rio de Janeiro). O ato de repúdio ao extermínio juvenil será estruturado por uma Comissão.

Tatielle Oliveira

Nenhum comentário: