quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Vamos construir pontes" é o convite do X GenFest

genfest_fim1


Milhares de jovens retornam a seus países tendo se tornado “construtores de pontes” entre as pessoas, para levar o ideal da fraternidade ao mundo inteiro. 

Dois jovens brasileiros sobem ao palco no último dia do GenFest/2012 e fazem o convite para o próximo encontro mundial: a Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro-Brasil

São momentos conclusivos do Genfest. Os 12 mil jovens estavam reunidos para um momento de silêncio e recolhimento pela Paz! O “time out”. Com eles, na Praça Santo Estevão, estão também autoridades religiosas: o arcebispo de Budapest, os representantes das igrejas anglicana, ortodoxas, evangélicos e jovens muçulmanos, budistas, hindus, e também aqueles que não possuem uma fé religiosa.  Agora, estes jovens, retornam aos seus 104 países tendo se tornado “construtores de pontes” entre as pessoas e grupos.

Juntos, eles assumiram o empenho de trabalhar para recolher assinaturas para a atuação do United World Project - Projeto Mundo Unido, uma fantástica e original iniciativa pela fraternidade lançada durante o Genfest. Viver e difundir a “regra de ouro” contida e tornada patrimônio de todas as culturas do mundo: “fazer aos outros aquilo que gostaria que fosse feito a você”.

Ainda mais, querem incidir sobre a política internacional, como demonstra a sugestão feita à ONU para criação de um Observatório Internacional e Permanente sobre a Fraternidade Universal. Com o objetivo de colocar em evidência as experiências em andamento pessoais e de grupos bem como políticas públicas fundamentadas na fraternidade.


genfest2
Let’s bridge, “Vamos construir pontes”. Pronunciado mil vezes, nos mais diversos tons, durante a festa na Hungria! Não foi apenas um slogan. Mas um empenho para toda a vida, acolhida e condividido por todos os jovens com um entusiasmo contagiante. No ginásio de esportes Húngaro, os depoimentos, as músicas, as coreografias, numa variedade de sons cores e movimentos percorreram a metáfora da construção de uma ponte.  


Faça os seus cálculos foi o primeiro passo. Existem conflitos, como contou Bassem, do Egito sobre a experiência feita depois dos eventos na Praça Tahrir. Existe exclusão social, evidenciada na experiência vivida por Plínio, do Brasil. Há um contexto de violência que chama vingança… ou a possibilidade de optar por um compromisso que leva a enfrentar as situações problemáticas de hoje.

Plantar os pilares
A este ponto falou-se dos alicerces. Foi o momento de reviver a experiência de Chiara Lubich, através de um monólogo teatral e a síntese de um discurso feito por ela na ONU. A mensagem era clara: a escolha de Deus que é Amor e que leva a amar. E isso foi confirmado com as experiências feitas pelos jovens da Índia, cristãos e também hindus, por dois jovens recém-casados da Suíça, e pela história de Nacho, um jovem argentino que decidiu deixar uma promissora carreira como jogador de futebol para viver totalmente por Deus e pelos outros. Escolhas corajosas, quase sempre contra a corrente, sempre portadoras de plenitude de vida.
Foi a esses jovens que Maria Voce se dirigiu, lançando a eles um desafio: “Olhem para o alto! Mirem longe, é lá que vocês encontrarão o esteio seguro. Olhem ao amor que é Deus. O único que não os decepciona… “E depois, não tenham medo! – continuou a presidente dos Focolares – Sejam vocês mesmos, insiram-se na sociedade. A contribuição que vocês dão é única, irrepetível, diferente da que dão os adultos… Vocês são chamados agora a consumar-se por algo imenso, deixando atrás de vocês algo de imortal”.

Uma mensagem em profunda sintonia com o que o Papa Bento XVI deu na abertura do Genfest convidando os jovens a “dar forma à cidade terrena na unidade e na paz, tornando-a, de alguma forma, uma antecipação e uma prefiguração da cidade indivisa de Deus’”.

O público do Genfest superou os 12 mil presentes! Atingindo mais de 450 mil pessoas ao redor do mundo graças à transmissão via internet e às redes sociais: “incrível!”, “espetacular!”, “fantástico!” são alguns dos comentários que pipocaram pela rede (facebook,twitter,e youtube). De Budapeste para o Mundo!
Aos jovens brasileiros cabe agora um desafio especial: levar o mundo à Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro!

Fotos - http://www.flickr.com/photos/genfest2012/

Nenhum comentário: