terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jovens adoradores são convidados a serem discípulos missionário



Já na madrugada do dia 15 de setembro, continuando a celebração da Festa Aventura da Cruz e do lançamento do Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, a 11ª Vigília dos Jovens Adoradores reuniu milhares de pessoas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz.


Jovens, adultos e crianças da região e visitantes de outras dioceses e paróquias lotaram a igreja e, recebendo um convite do próprio Cristo, que os chama a serem discípulos, e intercederam  pela proposta missionária da JMJ Rio2013.
Após a Santa Missa, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, junto ao arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, demais bispos e padres seguiram, em procissão, levando Jesus Sacramentado ao interior da igreja.

Logo após, os jovens são animados pela banda da própria paróquia. Membros dos Movimentos de Vida Cristã e Aliança de Misericórdia conduziram a adoração, que reservou um momento dedicado a São Sebastião, um dos patronos da JMJ Rio2013.

Segundo o pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, Jorge Pereira Bispo, a vigília desta edição recebeu mais de 2 mil jovens, que vieram de diversas partes do estado do Rio de Janeiro. Para ele, é uma emoção muito grande ver sua paróquia acolhendo os jovens e festejando o lançamento do hino: “Para nós é uma vitória muito grande, justamente, no mês que Santa Cruz comemora 445, uma data muito especial para todos nós e a vigília é um momento de cura e libertação para toda a nossa comunidade”, disse.

A pregação ficou por parte do vocalista da Banda Bom Pastor, Waltecy Santana Carneiro, que, à luz do Evangelho de São João, refletiu o tema desta vigília: “Mestre, onde moras? Vinde e vereis" (Jo 1,38-39), lema da Jornada Mundial da Juventude em Paris, França, em 1997. O pregador também falou da Liturgia do dia e o lema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

O Terço da Misericórdia foi rezado logo pela manhã e por último os jovens rezaram as Laudes. A Liturgia das Horas foi conduzida pelo Diácono Thiago Gama e refletiu que a de vigília levava a pensar o mistério da nossa fé: “A leitura do Evangelho que temos hoje afirma quantas vezes em nosso cotidiano sofremos martírio em nossas almas, assim como a cruz de Cristo. Da mesma forma que Jesus a teve, nós, também, passamos a ter. Mas a Cruz de Cristo e da JMJ é a cruz da esperança”, destacou.

"Aventura da Cruz" diminuiu distâncias

Uma noite para lá de especial. Jovens de vários lugares do estado e da cidade e até mesmo que professam a fé cristã sob outra denominação, fizeram questão de marcar presença.

Leandro Semião foi um deles. Ele viu notícias sobre a Festa Aventura da Cruz na mídia e saiu da faculdade com amigos só para prestigiar o lançamento do Hino. Ele acredita que a JMJ “será um evento que vai resgatar muitos jovens. Vou tirar férias no ano da Jornada. O Rio precisava disso”, declarou Semião.

Em união com Cristo estava Thiago Carvalho. O jovem que faz parte de uma igreja protestante estava confiante no amor de Cristo. “As barreiras estão sendo quebradas. Deus é um só estamos aqui parar adorar a Jesus!”

De 'bonde em bonde', a caravana da Taquara chegou com cerca de 50 pessoas. Thalissa Guimarães que é coordenadora do grupo jovem na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa disse que “as pessoas estão animadas para a Jornada. Nós estamos fazendo terços e outros eventos em prol da JMJ”.

Um grupo de 11 pessoas, da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio, veio especialmente da Região dos Lagos para o evento.

Nenhum comentário: