quinta-feira, 6 de setembro de 2012

18ª edição do Grito dos Excluídos será comemorada nesta sexta-feira


http://pastoraldasaudene2.org.br/wp-content/uploads/2012/09/Grito-dos-Eclu%C3%ADdos-editada.jpg
Com o tema: “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!” será realizado amanhã (07), o Grito dos Excluídos 2012 em todo o Brasil. O evento é uma manifestação popular aberta a grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos(as). No Recife, a ação iniciará às 8h com a concentração na Praça Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista.

O Grito dos Excluídos se define como um conjunto de manifestações realizadas antes do Dia da Independência e concretizando no dia 07 de setembro tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social no Brasil. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional. Neste ano é celebrada a 18ªedição do evento.

Ações interligadas:

Algumas mobilizações já foram feitas antes da ação que ocorre nesta sexta-feira (07), para organizar a iniciativa. Também foi lançado o Fórum Recifense pelo Direito à Saúde e contra a Privatização que reuniu cerca de 150 militantes de movimentos populares, sindicais, estudantes e profissionais de saúde que se organizaram para lutar pelo SUS e contra a mercantilização da saúde.

Fonte: Pastoral da Saúde

http://www.cnbbne2.org.br

Nenhum comentário: