quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dom Orani agradece a todos que colaboraram no "Preparai o Caminho"

O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 (COL), Dom Orani João Tempesta, cedeu uma coletiva de imprensa, durante o “Preparai o Caminho”. A entrevista ocorreu na tarde do domingo, 29 de julho, no Maracanãzinho. Estiveram também presentes o bispo auxiliar e vice-presidente do COL, Dom Paulo Cezar Costa e o governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do RJ (Alerj), Paulo Melo.


Dom Orani abriu a coletiva falando da mensagem do Papa Bento XVI, que foi proferida pelo pontífice, no momento da oração do Angelus. O arcebispo destacou também que o mês de julho foi contemplado com diversos eventos, que propagaram a contagem regressiva rumo à JMJ Rio2013. “Tivemos o lançamento da oração oficial, a corrida de rua Bote Fé na Vida e o ‘Preparai o Caminho’, ocorrido nesse final de semana, com várias apresentações artísticas, shows, adorações ao Santíssimo e missas”, destacou.  

O arcebispo transmitiu sua gratidão pelo empenho de todos que se dedicaram ao evento de preparação para a JMJ. “Agradeço a todos e também pelo entusiasmo dos jovens das paróquias com sua colaboração. Além disso, os que vieram participar de perto e de longe, como os cantores, padres e bispos”, afirmou.

Dom Orani, juntamente com Dom Paulo Cezar, aproveitaram a coletiva para reforçar o empenho de todos na participação das campanhas lançadas pela Jornada Mundial da Juventude: voluntariado, hospedagem e arrecadação.

O primeiro incentivo foi ao voluntariado: “Chegamos aos 40 mil, mas queremos chegar à nossa meta que é 60 mil. Portando convido a todos os jovens que ainda não conhecem a JMJ que se inscrevam e sejam voluntários”, ressaltou o arcebispo. 

Ele também fortaleceu a campanha de acolhimento com mensagem feita pelo Santo Padre: “O Papa Bento XVI, em sua mensagem, ele fala: ‘empenhem-se e preparai com diligência a acolhida aos jovens de todo o mundo que participarão desse importante encontro eclesial’”. 

Sobre a campanha de doações Dom Paulo Cezar destacou: “A Jornada é uma construção de todos nós, portanto todos nós devemos estar empenhados nessa edificação da preparação para a JMJ. O nosso envolvimento se dá também, principalmente, através da oração e da nossa doação. Cada um doando aquilo que pode com liberdade e gratuidade. Para isso, nós abrimos uma conta no Banco Bradesco, agência 0814-1 e conta corrente 80.001-5”.

Dom Orani aproveitou a presença do governador em exercício e presidente da Alerj, Paulo Melo, para enfatizar as parcerias com as instituições governamentais. “Temos parcerias com o governo Municipal, Estadual e Federal, cada um realizando aquilo que lhe compete”, articulou.

Paulo Melo se prontificou e enfatizou o apoio à Igreja para que a JMJ possa acontecer.

Nenhum comentário: