Jovens que participam da Pastoral Juvenil Marista (PJM) dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Distrito Federal estiveram reunidos em Curitiba (PR), de 15 a 17 de junho, com a missão de eleger seus novos representantes. Ao todo, oito pessoas foram eleitas, em Assembleia, para a Comissão Provincial de Juventude: órgão composto por jovens que atua, ao lado de uma equipe de pastoral formada por Irmãos e leigos, no processo de evangelização juvenil na Instituição Marista.
Com o lema "comissão de juventude não é status, é serviço", os 96 adolescentes e jovens que representam toda a juventude da PJM da Rede de Colégios, Unidades Educacionais/Sociais, Educação Profissionalizante, Casa de Formação e Universidade tiveram a oportunidade de debater, discutir desafios e, também, exercer a cidadania e eleger essa nova Comissão que irá vestir o avental da representação juvenil, até 2014. Vestir o avental é colocar-se a serviço, é fazer como Jesus: pegar uma toalha e lavar os pés dos discípulos.
Vestirão, nos próximos dois anos, o avental do serviço: Bruna Silveira (Florianópolis), Heloisa Catai (Londrina), Glauber da Paz (Brasília), Gustavo Queiroz (Curitiba), João Gabriel Sedrez (São Paulo), Luane Stradiotto (São Paulo) e Mariana Chain (Curitiba). A primeira Comissão de Juventude, que atuou de 2010 a 2012, abriu caminhos e exerceu o verdadeiro protagonismo juvenil. Entretanto, é chegada a hora de passar o bastão, ou melhor, o avental, para a próxima geração.
Essa Assembleia ficou marcada como um importante momento na história da PJM. É uma Pastoral jovem feita por jovens. Que toda a juventude Marista sinta-se representada pelos seus eleitos.
Por Amanda Sabiar Podanoscki e Diogo Luiz Galline
Nenhum comentário:
Postar um comentário