domingo, 3 de junho de 2012

Líderes jovens das Novas Comunidades refletem sobre evangelização juvenil, bioética




Mais um dia do 1º Encontro Nacional de Lideranças Jovens das Novas Comunidades, promovido pela Comissão para a Juventude da CNBB.

O encontro reúne jovens, fundadores e co-fundadores de dezenas comunidades de todo Brasil. Neste sábado, 1º de junho, após a Adoração ao Santíssimo, conduzida pela co-fundadora da Canção Nova, Luzia Santiago, e animado pelo ministério de música “Missionário Shalom”, o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, palestrou sobre o tema “Igreja: comunidade de comunidades”.

Durante sua colocação, Moysés ressaltou que é bom ser comunidade, mas com o objetivo maior de “ser Igreja”.
“As novas comunidades não foram criadas para competir com outras expressões da Igreja, mas para nos complementar e somar em vista da missão. Deus nos gerou para somar”, explicou o fundador do Shalom ao destacar ainda que a novas comunidades precisam ser motivo de esperança para os jovens, para a Igreja e para o mundo.

Igreja em estado permanente de missão

Este foi o tema da palestra do presidente da Comissão para Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro. A partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2011-2015), Dom Eduardo evidenciou que a sociedade vive, hoje, uma mudança de época e que somente Jesus é a resposta total às perguntas humanas em meio a estas transformações.

A partir desta afirmação e de como se apresenta o contexto atual da humanidade, o presidente da Comissão ressaltou que se afastar do projeto de Cristo é favorecer uma cultura de morte.

Por fim, Dom Eduardo estimulou o uso das redes sociais para a evangelização, sobretudo entre os jovens: “A Igreja nos envia para evangelizar nas novas mídias”.


Oficinas

Um ponto alto do dia foram as oficinas em que os líderes jovens se distribuíram em grupos para debater temas como ideologia de gênero, planejamento familiar, eutanásia, culto ao corpo, sexualidade, relacionamento virtual e pornografia, aborto e células tronco (assuntos de também abordados na colocação do especialista em Bioética e médico, Dr. Cássio Caldato).

O objetivo das oficinas foi o de aprofundar com esses líderes as temáticas relacionadas à juventude e aos desafios do mundo atual.

Celebrações Eucarísticas

Todas as Missas do encontro estão sendo presididas por bispos referenciais da Juventude e das novas comunidades, como o presidente da Comissão para Juventude, Dom Eduardo, e o de Caruaru (PE), Dom Bernardino Marchió. 

Na celebração de ontem, Dom Bernardino ressaltou a importância dos jovens não entregarem apenas o coração a Jesus, mas também a cabeça. No dia do mártir São Justino, o bispo destacou o seu exemplo e afirmou: “Não devemos seguir as verdades desse mundo, mas ‘A Verdade’, que é Jesus”.

Evidenciou ainda que as novas comunidades devem ser como uma família em que um sustenta o outro e não se deixa levar apenas pelo entusiasmo, mas também pela vivência da Palavra e da Eucaristia. 

Neste domingo, 2 de junho, a Santa Missa será presidida pelo Arcebispo de Recife PE), Dom Fernando Saburido.

Com o tema "chamados à unidade, enviados para a missão", o encontro acontece na Casa de Retiros São José, da Comunidade Obra de Maria, em Recife (PE).

Nenhum comentário: