segunda-feira, 4 de junho de 2012

Chile vive ano de Missão Jovem





Enquanto o Brasil se preparara para fazer de 2013 o ano da juventude com a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude, os jovens chilenos dedicam este ano para a Missão Jovem, um projeto de evangelização da Comissão Episcopal Chilena. 

O projeto Missão Jovem é parte do processo de Missão Continental, proposta pela V Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) realizada em 2007 em Aparecida (SP). É uma experiência missionária de diálogo e escuta com distintas realidades juvenis, para renovar as pastorais, processos formativos e sair para a missão.

Desde a festa de Pentecostes, celebrada no último domingo (27/5), até o Natal, jovens de todas as dioceses do Chile farão missão pelo país. Além de visitas de casa em casa, haverá encontros festivos, culturais e de esportes em praças e colégios, visitas a centros de reclusão e atividades solidárias. 

Segundo o padre Francisco Llanca, do Vicariato da Esperança Jovem, a missão jovem começa, com Pentecostes, a sair ao encontro do jovem afastado da Igreja. "Essa é uma experiência enriquecedora que nos deve motiva a valorizar toda a riqueza existente nas pastorais juvenis."

Em carta, os delegados de pastoral juvenil do Chile afirmam que os jovens querem participar "da verdade dolorosa [da realidade juvenil de desemprego, abandono e falta de Deus], assumindo que não temos tido espaços nem cumprido um papel suficiente e necessário, acompanhando um Chile que perde a alma".

A juventude chilena quer conseguir, a partir do projeto Missão Jovem, um maior protagonismo na Igreja local; espaço físico para os jovens na Igreja; conhecer e integrar a realidade dos jovens na Igreja; atualizar a linguagem de transmissão da mensagem evangélica como resposta à necessidade atual.

Atividades
Para celebrar esse momento, uma Cruz Missionária peregrina por todas as dioceses do Chile, como um sinal visível dos jovens discípulos missionários que testemunham sua fé. 

No dia de São Alberto Hurtado (18 de agosto), jesuíta chileno padroeiro do sindicalismo, todos os jovens católicos do país andino são convidados a viver um dia de solidariedade com um gesto concreto pelos demais. A coordenação será feita pela Cáritas chilena.

Dentro da programação da Missão Jovem, há também um grande dia para celebração da palavra no primeiro domingo do Advento. Cada diocese deverá realizar uma assembleia para avaliar a implementação de orientações pastorais para a juventude e estudar novo planejamento para ser adotado a partir de 2014.

População juvenil chilena
Os jovens representam um quarto da população chilena, de acordo com censo de 2009. São 4,2 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos. A maioria deles (87%) vivem em cidades e 13% em zonas rurais. Cerca de 23% dos jovens nessa faixa etária estudam ou terminaram o ensino superior. Um terço dos jovens chilenos apenas estudam, um quarto apenas trabalha e outros 10% não estuda nem trabalha. Cerca de 24% estão buscando emprego. 

Com informações da Pastoral Juvenil Chilena

Nenhum comentário: