Com a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a juventude católica brasileira estará no centro das discussões e ações da Igreja. O Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto, no norte paulista, pensando em levar a juventude a participar destes eventos, realizou o primeiro “Encontro Arquidiocesano do Setor Juventude”, dias 5 e 6 de maio, com a presença dos representantes das diversas paróquias.
O objetivo inicial do encontro foi fazer com que os jovens representantes das dez foranias da arquidiocese se conhecessem e juntamente com os padres referenciais da juventude nas foranias, pudessem propor e refletir sobre trabalhos que levem a juventude a participar com entusiasmo e cientes do que acontecendo. Cerca de 70 jovens participaram do encontro, além dos padres participantes, que puderam conhecê-los, conversar e sentir os anseios da juventude arquidiocesana. Foi um momento importante, pois os padres e jovens, não precisaram seguir roteiros ou metodologias, mas tiveram a oportunidade de conversar sobre a realidade juvenil de cada forania.
O encontro foi dividido em dois momentos, o primeiro, no sábado, contou com a apresentação aos jovens da constituição do Setor Juventude, através do Documento 85 – Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais, e do Documento 94 – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja, ambos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O Documento 85 propõe um trabalho integrado entre os diversos seguimentos e místicas que orientam os trabalhos dos movimentos e pastorais existentes em cada igreja particular. O representante da Pastoral da Juventude Wedson Gutierrez assessorou este momento. Após as orientações sobre o Setor, aconteceu a “mesa de conversa” formada por diversas lideranças juvenis arquidiocesanas, sendo elas: o ministério jovem (RCC.), pastoral da juventude (PJ), Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e juventude canossiana.
No domingo, o assessor do Setor Juventude padre Anderson Xavier Lopes, apresentou para os jovens os pontos pertinentes a respeito da Campanha da Fraternidade 2013 e sobre a Jornada Mundial da Juventude Rio-2013. As contribuições sobre os temas foram coletadas através de dinâmicas. Com base nestas reflexões, o Setor Juventude poderá contribuir com as paróquias, foranias e campanhas na arquidiocese em relação aos trabalhos juvenis.
As contribuições sobre os temas, CF-2013 e JMJ Rio-2013, foram:
JMJ Rio-2013
Os jovens esperam com a Jornada Mundial da Juventude: um despertar missionário dos jovens, para buscar um sentido novo para suas vidas, para vivenciar um encontro profundo e verdadeiro com Deus, nascendo nos corações o anseio de amar e servir a Jesus Cristo. Serem jovens mais atentos e mobilizados para anunciar Jesus como caminho, verdade e vida. Espera-se com a JMJ um momento de união entre os jovens para a promoção da partilha e da troca de experiências, dando testemunho de uma juventude motivada e renovada no amor e no serviço de Deus.
A juventude arquidiocesana espera que a durante os trabalhos de evangelização o amor e a alegria de ser jovem seja marcante, florescendo em seus corações a vontade de cativar outros jovens e que essa força alcance milhares de corações, sem perder suas características de jovens. A juventude quer com sua VIDA testemunhar Jesus Cristo, atraindo e mantendo os jovens na caminhada cristã.
CF-2013
A Campanha da Fraternidade 2013 terá como tema a juventude. Espera-se que a Igreja e a sociedade reflitam sobre vida e a realidade do jovem, principalmente nas comunidades, resgatando os valores perdidos ao longo da caminhada e impulsionando os jovens mais e mais ao serviço do reino, na doação, na partilha, e na comunhão fraterna. Queremos acolher os muitos jovens que estão perdidos no mundo de valores diferentes daqueles apresentados por Jesus Cristo, da dignidade e do respeito, mostrando a eles a sua importância e valor.
A juventude arquidiocesana quer com a CF- 2013 levar a juventude das foranias ao centro das discussões e assim dar continuidade não apenas à evangelização, mas em tudo que se refere ao jovem. A juventude não quer ser vista apenas como FUTURO, mais sim ser vistos como presente, como cristãos que tem sua contribuição para o agora da ação evangelizadora, como aqueles que estão prontos a fazer acontecer. O jovem tem o desejo de mostrar em seu rosto e em suas atitudes, o rosto e as atitudes de Jesus Cristo.
Setor Juventude
O Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto irá buscar atuar nas linhas propostas pela Arquidiocese em seu Plano de Ação Pastoral, buscando lideranças jovens que tem Jesus Cristo como modelo. Dentro dos trabalhos realizados na Arquidiocese as reflexões dos jovens serão encaminhadas para o Secretariado de Pastoral e para a Equipe de Campanhas, e assim, a partir das contribuições dos jovens, em seus trabalhos, celebrações, e na linha de ação, contemplem as sugestões dadas pelos representantes dos jovens das foranias.
As pastorais, movimentos e serviços que compõem o Setor Juventude, poderão agora, a partir deste encontro, colaborar para os trabalhos realizados na arquidiocese tenham a “cara”, a maneira de se trabalhar dos jovens. Evidente que sem perder as propostas dos documentos, e viver a unidade, o trabalho de conjunto, mas buscando que suas reflexões sejam acolhidas e valorizadas, para que a juventude seja Sal e Luz a dar sabor e iluminar a vida de tantos outros jovens, que tem em seu coração o desejo do eterno, do Amor.
Por Padre Anderson Xavier Lopes e Arthur Augusto dos Santos - assessores do Setor Juventude diocesano
Nenhum comentário:
Postar um comentário