quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal de Dom Mamede


Por que será... Natal?

Mesmo descontando o teor de comercial e de mera confraternização que tomou conta do natal, o nascimento do Menino mexe com a gente.
Algo assim, como uma convocação geral, uma sacudidela no torpor da indiferença, do desânimo e do ressentimento, acontece.
Eu quero arriscar uma explicação para isso. E vou buscar argumento nas palavras do Menino que, já crescido e homem feito, disse: “Se não vos tornardes como crianças não entrareis no reino de Deus” (Mc 10,15).
Eis aí, o humano tem, entranhada em seu ser, a possibilidade de se tornar como criança. Não fora verdade isso, Jesus não teria proferido a frase.
Então, o nascimento da Criança acorda, nem que seja só um pouquinho, a criança que habita em cada um de nós como constante possibilidade.
Para a criança nada é o que é. Tudo está sendo. Tudo é ‘molinho’ e pode virar outra coisa. Por isso, ela mesma, de repente, vira caminhão, gato, avião, professora, padre... Tudo está brincando de ser. A mesa está brincando de ser mesa. A flor, de ser flor. A mãe, de ser mãe. O mundo, de ser mundo. Como tudo está brincando, ela também brinca, uai!
A Criança do natal, que até hoje agita o mundo, quando crescida, fez da Eucaristia lugar especial de encontro conosco. A Eucaristia declara que o pão é do jeito que a criança o vê: ‘molinho’, cheio de ternura, capaz de ser outra coisa. O pão, bem manuseado, numa ‘boa brincadeira’ chamada Missa, vira Corpo de Cristo. Nesse fazer, celebramos ainda que nós também não somos algo fixado, endurecido, petrificado. Também nós temos ternura. Possibilidade. Podemos ser outro. A família também. Pode ‘brincar’ de família cristã. A rua, pode brincar de comunidade de base. O bairro, pode virar Paróquia. O mundo, Reino de Deus.
Um, dois, três: daqui pra frente eu sou outro! Nós podemos dizer isso. E isso é pura realidade. Evidente que não vamos ser já, cem por centro outro. Mas, se dei um passo na nova direção, já não sou o mesmo.
E já que é tudo brincadeira, o Santo Padre também brincou comigo e me escalou para brincar no papel de bispo de Umuarama, onde tomo posse dia 12/02/11, às 15h, na Catedral Divino Espírito Santo. Amém. Feliz Natal.

+ Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv, bispo eleito para a Diocese de Umuarama.
Fonte: Assessoria de Imprensa




Nenhum comentário: