segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Evangelho do Dia


28/02/2011

Mc 10,17-27
O Reino é dom e partilha

-* 17 Quando Jesus saiu de novo a caminhar, um homem foi correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: «Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?» 18 Jesus respondeu: «Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e ninguém mais. 19 Você conhece os mandamentos: não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; não engane; honre seu pai e sua mãe.» 20 O homem afirmou: «Mestre, desde jovem tenho observado todas essas coisas.» 21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: «Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me.» 22 Quando ouviu isso, o homem ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico.
23 Jesus então olhou em volta e disse aos discípulos: «Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!» 24 Os discípulos se admiraram com o que Jesus disse. Mas ele continuou: «Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!» 26 Os discípulos ficaram muito espantados quando ouviram isso, e perguntavam uns aos outros: «Então, quem pode ser salvo?» 27 Jesus olhou para os discípulos e disse: «Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível.»

* 17-31: Para entrar no Reino (ou vida eterna) é preciso mais do que observar leis ou regras. O Reino é dom de Deus aos homens, e nele tudo deve ser partilhado entre todos. Isso significa repartir as riquezas em vista de uma igualdade, abolindo o sistema classista. É por isso que os ricos ficam tristes e dificilmente entram no Reino. E o que acontece quando a gente deixa tudo para seguir a Jesus e continuar o seu projeto? Encontra nova sociedade, embora em meio à perseguição, e já vive a certeza da plenitude que virá.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Evangelho do Dia



27/02/2011

8º Domingo do Tempo Comum/A
1ª Leitura: Is 49, 14-15
Sl 61
2ª Leitura: 1Cor 4,1-5
Evangelho: Mt 6,24-34
24 Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.»

A busca fundamental -
* 25 «Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa? 26 Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? 27 Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso? 28 E por que vocês ficam preocupados com a roupa? Olhem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29 Eu, porém, lhes digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30 Ora, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, muito mais ele fará por vocês, gente de pouca fé!
31 Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? 32 Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. 33 Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas. 34 Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade.»

* 19-24: Todo homem, consciente ou inconscientemente, tem na vida um valor fundamental, um absoluto que determina toda a sua forma de ser e viver. Qual é o absoluto: Deus ou as riquezas? Deus leva o homem à liberdade e à vida, através da justiça que gera a partilha e a fraternidade. As riquezas são resultado da opressão e da exploração, levando o homem à escravidão e à morte. É preciso escolher a qual dos dois queremos servir.
* 25-34: A aquisição de bens necessários para viver se torna ansiedade contínua e pesada, se não for precedida pela busca da justiça do Reino, isto é, a promoção de relações de partilha e fraternidade. O necessário para a vida virá junto com essa justiça, como fruto natural de árvore boa.
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Evangelho do Dia


26/02/2011


Mc 10,13-16
O Reino pertence aos pobres

-* 13 Depois disso, alguns levaram crianças para que Jesus tocasse nelas. Mas os discípulos os repreendiam. 14 Vendo isso, Jesus ficou zangado e disse: «Deixem as crianças vir a mim. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas. 15 Eu garanto a vocês: quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele.» 16 Então Jesus abraçou as crianças e abençoou-as, pondo a mão sobre elas.

* 13-16: Aqui a criança serve de exemplo não pela inocência ou pela perfeição moral. Ela é o símbolo do ser fraco, sem pretensões sociais: é simples, não tem poder nem ambições. Principalmente na sociedade do tempo de Jesus, a criança não era valorizada, não tinha nenhuma significação social. A criança é, portanto, o símbolo do pobre marginalizado, que está vazio de si mesmo, pronto para receber o Reino.


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: wwww.franciscanos.org.br

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Para Refletir

"A vida é linda! Mesmo em meio a tantas dificuldades, Deus nos quer felizes. Eu vivo para contar essa notícia!"
(Fábio de Mello)


Amar alguém é viver o exercício constante de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é, acima de tudo, a experiência do respeito. Respeitar é aceitar o outro como ele é. Somente numa atitude amorosa a correção terá sentido, fará o outro crescer, sem magoá-lo.


Deus nos quer felizes aqui e, depois, na plenitude com Ele. Seja mensageiro desta grande notícia e não se canse de testemenhuar, pela sua vida, pela sua palavra, pelos seus gestos que a vida é uma celebração do amor e da misericórdia de Deus. Isso será uma grande notícia para muitos corações...
Frei Paulo Sérgio de Souza, OFM


Fonte: www.franciscanos.org.br

Evangelho do Dia

25/02/2011


Mc 10,1-12
Deus une o homem e a mulher 
* 1 Jesus partiu daí e foi para o território da Judéia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2 Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Queriam tentá-lo e lhe perguntaram se a Lei permitia um homem se divorciar da sua mulher. 3 Jesus perguntou: «O que é que Moisés mandou vocês fazer?» 4 Os fariseus responderam: «Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e depois mandar a mulher embora.» 5 Jesus então disse: «Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés escreveu esse mandamento. 6 Mas, desde o início da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, 8 e os dois serão uma só carne. Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. 9 Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar.»
10 Quando chegaram em casa, os discípulos fizeram de novo perguntas sobre o mesmo assunto. 11 Jesus respondeu: «O homem que se divorciar de sua mulher e se casar com outra, cometerá adultério contra a primeira mulher. 12 E se a mulher se divorciar do seu marido e se casar com outro homem, ela cometerá adultério.» 

* 10,1-12: Jesus recusa ver o matrimônio a partir de permissões ou restrições legalistas. Ele reconduz o matrimônio ao seu sentido fundamental: aliança de amor e, como tal, abençoada por Deus e com vocação de eternidade. Diante desse princípio fundamental, marido e mulher são igualmente responsáveis por uma união que deve crescer sempre, e os dois se equiparam quanto aos direitos e deveres.


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.org.br

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Papa Bento XVI Divulga Mensagem Para Quaresma 2011

A partir da quarta-feira de cinzas, dia 9 de março, a Igreja inicia o tempo da Quaresma, em preparação à Páscoa. O papa Bento XVI divulgou na manhã de hoje, terça-feira, 22, a Mensagem para Quaresma 2011. Na mensagem, o papa cita a importância do Batismo na vida do cristão e a Quaresma, como ocasião para essa reflexão.
“Um vínculo particular liga o Batismo com a Quaresma como momento favorável para experimentar a Graça que salva”, diz Bento XVI, num dos trechos da mensagem.
O Papa ressalta a relevância do Batismo como sendo uma atual fonte de conversão: “O Batismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do batizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo”.
No texto, o papa afirma ainda a importância da palavra de Deus como direção para viver “com o devido empenho este tempo litúrgico precioso. Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus?”.
“Queridos irmãos e irmãs, mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração, o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso Batismo”, assim termina a mensagem do papa Bento XVI para a Quaresma 2011.

Leia o texto na íntegra:

Fonte: www.cnbb.org.br

CNBB Divulga Nota Sobre Ética na TV

O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) divulgou uma nota no final da tarde desta quarta-feira, 16, manifestando-se sobre o “baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão”.  Os bispos citam especialmente os reality shows “que têm o lucro como seu principal objetivo”.
Após destacar a importância da TV para a sociedade brasileira, reconhecida pelo prêmio Clara de Assis de Televisão dado pela CNBB anualmente, os bispos lamentam que “serviços prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral” sejam “ofuscados” por programas como os reality show.

Para os bispos, os reality shows “atentam contra a dignidade da pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira”.

A nota se dirige tanto às TVs quanto ao Ministério Público, aos pais, mães,  educadores, anunciantes e publicitários, conclamando cada um desses atores a refletir sobre sua responsabilidade em relação à qualidade dos programas na televisão.



Para Refletir

Temos esse poder. O poder de dar significado as pessoas que amamos"

(Gabriel Chalita)




Amizade é, antes de tudo, certeza e presença. O(a) amigo(a) age de maneira segura e sua esperança tranqüiliza. Ele não apenas traz segurança. Ele é um pouco do que somos e, por isso mesmo, nos assegura que nunca estamos sem apoio. Amigo não concorda em tudo... Ele á capaz dizer verdades que doem, mas também dizem verdades que curam! Corre até o risco de perder uma amizade, mas não deixa de sempre dizer a VERDADE!

As mais bonitas sementes de uma amizade são plantadas em um coração puro onde horizontes não possuem barreiras e o infinito é apenas o começo. Compartilhe com quem você ama seus momentos alegres e felizes; compartilhe também os momentos de perdas e sofrimento. Celebre sempre a vida e seja dom de Deus para aqueles (as) que você ama...


Frei Paulo Sérgio de Souza, OFM

Fonte: www.franciscanos.org.br

Evangelho do Dia

24/02/2011


Mc 9,41-50
“Tenham o sal em vocês, e estejam em paz uns com os outros”
41 Eu garanto a vocês: quem der para vocês um copo de água porque vocês são de Cristo, não ficará sem receber sua recompensa. 

Cortar o mal pela raiz -* 42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que acreditam, seria melhor que ele fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço. 43 Se a sua mão é ocasião de escândalo para você, corte-a. É melhor você entrar para a vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. 44 Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga. 45 Se o seu pé é ocasião de escândalo para você, corte-o. É melhor você entrar para a vida sem um dos pés, do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. 46 Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga. 47 Se o seu olho é ocasião de escândalo para você, arranque-o. É melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só, do que ter os dois olhos e ser jogado no inferno, 48 onde o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga. 49 Com efeito, todos serão salgados com o fogo. 50 O sal é bom. Mas, se o sal se tornar insosso, com o que vocês lhe darão sabor? Tenham o sal em vocês, e estejam em paz uns com os outros.»

* 38-41: Jesus não quer que o grupo daqueles que o seguem se torne seita fechada e monopolizadora da sua missão. Toda e qualquer ação que desaliena o homem é parte integrante da missão de Jesus. 
* 42-50: Pequeninos são os pobres e fracos que esperam confiantes uma sociedade fraterna e igualitária. Eles ficariam escandalizados se os seguidores de Jesus andassem à busca de poder e formassem casta privilegiada. Isso seria trair a missão de Jesus, mal que deve ser cortado pela raiz.


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.org.br

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Evangelho do Dia


23/02/2011


Mc 9,38-40
Quem está a favor de Jesus?

-* 38 João disse a Jesus: «Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não nos segue.» 39 Jesus disse: «Não lhe proíbam, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois pode falar mal de mim. 40 Quem não está contra nós, está a nosso favor.


* 38-41: Jesus não quer que o grupo daqueles que o seguem se torne seita fechada e monopolizadora da sua missão. Toda e qualquer ação que desaliena o homem é parte integrante da missão de Jesus.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.org.br

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Mesmo Rosto

Conheça o Cartaz da CF 2011

O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.

A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.

Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

Fonte: http://www.portalkairos.net

Vem aí a Campanha da Fraternidade 2011

Oração da Campanha da Fraternidade 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

Fonte: Divulgação Site da CNBB

Para Refletir

"Reze com seu amigo e falem de Deus juntos. A experiência mais profunda na amizade é partilhar seus encontros com o Mistério"
(Perry, John)

Quando oramos juntos somos acolhidos pelo amor de Deus de uma maneira mais intensa, pois "onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estarei Eu no meio deles" (Mt 18,20). Na construção de uma verdadeira amizade vamos experimentando uma confiança mútua, pois descobrimos a Imagem de Deus que está na outra pessoa e vamos revelando a Imagem de Deus que está em cada um de nós.

Procure partilhar seus encontros. A vida é um grande mistério. Ela é um grande dom, um grande presente. Procure vivenciar esse mistério e acolher cada dia na sua própria luz e no seu próprio encanto. Quem é capaz de perceber o amor de Deus em tudo aquilo que é belo, será capaz de se encantar-se com o nascer do sol, com uma noite de lua cheia, com a imensidão do mar...
Frei Paulo Sérgio de Souza, OFM


Fonte: www.franciscanos.org.br

Evangelho do Dia

22/02/2011
Mt 16,13-19
Jesus é o Messias 
-* 13 Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» 14 Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.» 15 Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?» 16 Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.» 17 Jesus disse: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. 19 Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.»

* 13-23: Cf. nota em Mc 8,27-33. Pedro é estabelecido como o fundamento da comunidade que Jesus está organizando e que deverá continuar no futuro. Jesus concede a Pedro o exercício da autoridade sobre essa comunidade, autoridade de ensinar e de excluir ou introduzir os homens nela. Para que Pedro possa exercer tal função, a condição fundamental é ele admitir que Jesus não é messias triunfalista e nacionalista, mas o Messias que sofrerá e morrerá na mão das autoridades do seu tempo. Caso contrário, ele deixa de ser Pedro para ser Satanás. Pedro será verdadeiro chefe, se estiver convicto de que os princípios que regem a comunidade de Jesus são totalmente diferentes daqueles em que se baseiam as autoridades religiosas do seu tempo.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.org.br

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Evangelho do Dia

 21/02/2011
Mc 9,14-29
Orar é unir-se com Deus
-* 14 Quando Jesus, Pedro, Tiago e João chegaram perto dos outros discípulos, viram que eles estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns doutores da Lei estavam discutindo com eles. 15 Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para cumprimentá-lo. 16 Jesus perguntou aos discípulos: «O que é que vocês estão discutindo com eles?» 17 Alguém da multidão respondeu: «Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18 Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram.» 19 Jesus disse: «Ó gente sem fé! Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui.»
20 E levaram o menino. Quando o espírito viu Jesus sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. 21 Jesus perguntou ao pai: «Desde quando ele está assim?» O pai respondeu: «Desde criança. 22 E muitas vezes já o jogou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.» 23 Jesus disse: «Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé.» 24 O pai do menino gritou: «Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.»
25 Jesus viu que a multidão corria para junto dele. Então ordenou ao espírito mau: «Espírito mudo e surdo, eu lhe ordeno que saia do menino e nunca mais entre nele.» 26 O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto e por isso todos diziam: «Ele morreu!» 27 Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o, e o menino ficou de pé.
28 Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram à parte: «Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?» 29 Jesus respondeu: «Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.»

* 14-29: Os discípulos de Jesus só poderão ajudar os homens a discernir a realidade (ouvir) e dizer a palavra transformadora (falar) se estiverem plenamente convictos de que Deus quer realizar uma sociedade justa. A oração exprime a união íntima com Deus e com o seu plano, porque Deus pode desalienar o homem, vencendo o mal. 
* 30-37: Os discípulos não compreendem as conseqüências que a ação de Jesus vai provocar, pois ainda concebem uma sociedade onde existem diferenças de grandeza. Quem é o maior? Jesus mostra que a grandeza da nova sociedade não se baseia na riqueza e no poder, mas no serviço sem pretensões e interesses.


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.org.br

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Evangelho do Dia

20/02/2011


7º Domingo do Tempo Comum/A
1ª Leitura: Lv 19,1-2.17-18
Sl 102
2ª Leitura: 1Cor 3,16-23
Evangelho: Mt 5, 38-48
Violência e resistência
* 38 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39 Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda! 40 Se alguém faz um processo para tomar de você a túnica, deixe também o manto! 41 Se alguém obriga você a andar um quilômetro, caminhe dois quilômetros com ele! 42 Dê a quem lhe pedir, e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado.» 

Amar como o Pai ama -* 43 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’ 44 Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! 45 Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. 46 Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu.»

* 38-42: Como se pode superar a vingança ou até mesmo a «justa» punição? O Evangelho propõe atitude nova, a fim de eliminar pela raiz o círculo infernal da violência: a resistência ao inimigo não deve ser feita com as mesmas armas usadas por ele, mas através de comportamento que o desarme. 
* 43-48: O Evangelho abre a perspectiva do relacionamento humano para além das fronteiras que os homens costumam construir. Amar o inimigo é entrar em relação concreta com aquele que também é amado por Deus, mas que se apresenta como problema para mim. Os conflitos também são uma tarefa do amor. O v. 48 é a conclusão e a chave para se compreender todo o conjunto formado por 5,17-47: os discípulos são convidados a um comportamento que os torne filhos testemunhando a justiça do Pai. Sobre os cobradores de impostos, cf. nota em Mc 2,13-17.


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.org.br

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Convite

Evangelho do Dia

19/02/2011


Mc 9,2-13
Transfiguração do Senhor

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha.
E se transfigurou diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira no mundo as poderia alvejar. 4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, que conversavam com Jesus.
5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.» 6 Pedro não sabia o que dizer, pois eles estavam com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: «Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz!» 8 E, de repente, eles olharam em volta e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.
9 Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram a recomendação e se perguntavam o que queria dizer «ressuscitar dos mortos».
11 Os discípulos perguntaram a Jesus: «Por que os doutores da Lei dizem que antes deve vir Elias?» 12 Jesus respondeu: «Antes vem Elias para colocar tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado. 13 Eu, porém, digo a vocês: Elias já veio e fizeram com ele tudo o que queriam, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele.»

* 9,1-13: A vida e ação de Jesus não terminam na sua morte. A transfiguração é sinal da Ressurreição: a sociedade não conseguirá deter a pessoa e a atividade de Jesus, que irão continuar através de seus discípulos. A voz de Deus mostra que, daqui por diante, Jesus é a única autoridade. Todos os que ouvem o convite de Deus e seguem a Jesus até o fim, começam desde já a participar da sua vitória final, quando ressuscitarão com ele.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Verdades Pe Zezinho


Ouça e Pense

Umuarama Terá Escola Diocesana da Catequese

A diocese de Umuarama, no Paraná, deve criar brevemente sua Escola Diocesana de Catequistas. Um grupo de cinco catequistas da diocese participou, em janeiro, da primeira etapa de formação oferecida pela Escola Regional Bíblico-catequética Emaús, do Regional Su 2 da CNBB (Paraná), com a missão de ajudar a criar a escola de Umuarama.
“Enquanto equipe diocesana estaremos nos preparando durante este ano para darmos início à Escola Diocesana de Formação de Catequistas no ano de 2012, numa busca de responder às mudanças que nos propõe a nossa Igreja para este momento histórico em que vivemos”, esclarece a coordenadora diocesana de catequese, Irmã Mazilde Fátima Bertolin.
A equipe participará das outras duas etapas de formação do Regional Sul 2, agendadas para julho deste ano e janeiro de 2012.

Para Refletir

“Tenho, em mim, todos os sonhos do mundo”
(Fernando Pessoa)

Cada pessoa é única, traz em si o sonho e semente de Deus. Somos seres em construção, trazemos em nós a potência da evolução, do crescimento, da produção de frutos. Trazemos em nós os sonhos do mundo, pois a humanidade inteira está dentro de nós. Na humanidade, no homem, no “húmmus” originário fomos criados para vivermos a solidariedade, a fraternidade e o amor.
Não deixe de estar atento (a) aos sonhos que o inconsciente que lhe revela. Os sonhos apresentam aquilo que desejamos ou aquilo que precisamos atingir para nossa maturação no processo de individuação. Busque, nos sonhos, revelações para sua evolução e seu crescimento. Seja integrado, equilibrado e feliz na sua jornada humana...
Frei Paulo Sérgio de Souza, OFM


Fonte: www.franciscanos.org.br

Evangelho do Dia

18/02/2011


Mc 8, 34-9,1
O seguimento de Jesus
-* 34 Então Jesus chamou a multidão e os discípulos. E disse: «Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim e da Boa Notícia, vai salvá-la. 36 Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? 37 Que é que um homem poderia dar em troca da própria vida? 38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos.»

O sinal da vitória -
* 1 E Jesus dizia: «Eu garanto a vocês: alguns dos que estão aqui, não morrerão sem ter visto o Reino de Deus chegar com poder.»

* 34-38:
A morte de cruz era reservada a criminosos e subversivos. Quem quer seguir a Jesus esteja disposto a se tornar marginalizado por uma sociedade injusta (perder a vida) e mais, a sofrer o mesmo destino de Jesus: morrer como subversivo (tomar a cruz).

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.org.br

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Reunião da Equipe da PJ

PJ reúne coordenadores de diversas cidades em 1ª Reunião Diocesana 2011


Nem a chuva atrapalhou a motivação e a animação dos Pjoteiros que se reuniram na Chácara de Lazer da Estrada Beija Flor para reunião e confraternização no dia 13/02/11.
Entre muitos assuntos discutidos na pauta, estavam o Encontro Diocesano de Formação, que será realizado em março e o Fórum da Juventude (17 de Julho). Estiveram presentes mais de 28 jovens vindos de: Cianorte, Iporã, São Jorge do Patrocínio, Altônia, Tapejara, Douradina, Cafezal do Sul, São Tomé e Umuarama.
Agradecemos a presença do casal Maria e Antonio que prepararam o delicioso almoço da reunião.

Evangelho do Dia

7/02/2011



Mc 8,27-33
Jesus é o Messias

-* 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele perguntou a seus discípulos: «Quem dizem os homens que eu sou?» 28 Eles responderam: «Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.» 29 Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?» Pedro respondeu: «Tu és o Messias.» 30 Então Jesus proibiu severamente que eles falassem a alguém a respeito dele.
31 Em seguida, Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar depois de três dias.» 32 E Jesus dizia isso abertamente. Então Pedro levou Jesus para um lado e começou a repreendê-lo. 33 Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: «Fique longe de mim, satanás! Você não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens.»


* 27-33: A pergunta de Jesus força os discípulos a fazer uma revisão de tudo o que ele realizou no meio do povo. Esse povo não entendeu quem é Jesus. Os discípulos, porém, que acompanham e vêem tudo o que Jesus tem feito, reconhecem agora, através de Pedro, que Jesus é o Messias. A ação messiânica de Jesus consiste em criar um mundo plenamente humano, onde tudo é de todos e repartido entre todos. Esse messianismo destrói a estrutura de uma sociedade injusta, onde há ricos à custa de pobres e poderosos à custa de fracos. Por isso, essa sociedade vai matar Jesus, antes que ele a destrua. Mas os discípulos imaginam um messias glorioso e triunfante.


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.org.br

Pais Paraplegicos


Uma verdadeira reflexão em família.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CNBB Lança Concurso

CNBB Lança Concurso Para Hino e Cartaz da CF 2012

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2012. O prazo para o envio das composições à CNBB é até o dia 15 de maio. A primeira etapa foi concluída em 1º de fevereiro, com a escolha da letra.
“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2012”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.
A CF de 2012 tem como tema: “Fraternidade e saúde pública”, e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8).
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2012 é promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.

Concurso Cartaz

As inscrições para o concurso do cartaz continuam abertas até o dia 03 de junho.
Comunicadores, Agentes da PASCOM, Designers, Agentes da Campanha da Fraternidade nos estados, ou qualquer pessoa interessada está convidada a criar e enviar para a sede da CNBB, em Brasília, seu trabalho gráfico.
No cartaz deverá conter uma imagem ou arte que represente o lema da CF 2012, além dos seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2012”; “Fraternidade e saúde pública” e “Que a saúde se difunda sobre a terra (Cf. Eclo, 38,8).
Mais informações sobre a Campanha da Fraternidade estão disponíveis no site da CNBB (www.cnbb.org.br).

Postado Por: Zezinho

Evangelho do Dia

16/02/20111

Mc 8,22-26
Da cegueira para a visão
* 22 Chegaram a Betsaida. Algumas pessoas levaram um cego e pediram que Jesus tocasse nele. 23 Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele e perguntou: «Você está vendo alguma coisa?» 24 O homem levantou os olhos e disse: «Estou vendo homens; parecem árvores que andam.» 25 Então Jesus pôs de novo as mãos sobre os olhos dele, e ele enxergou claramente. Ficou curado e enxergava todas as coisas com nitidez, mesmo de longe. 26 Jesus mandou o homem ir para casa, dizendo: «Não entre no povoado.»

22-26: A cura em dois tempos é um símbolo do que acontece com os discípulos. Eles acompanham Jesus e vêem tudo o que ele faz, mas ainda não percebem que Jesus é o Messias. Só compreenderão isso claramente a partir da cena seguinte, onde Jesus começa a revelar seu próprio destino (Mc 8,27-10,52).

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.org.br

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Meditação Diária.


“A coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras”.

(Aristóteles)

Coragem é a resistência ao medo, o domínio sobre o medo, não a ausência do medo. A coragem nos dá a capacidade de usarmos a energia do medo (tão grande em nós) como catapulta para irmos além,para vencermos, em nós, tantas batalhas na direção de nossas metas. A coragem nos impulsiona para toda ação, para toda prática do bem e do amor.

Somente os corajosos são capazes de amar verdadeiramente, pois a arte de amar implica sofrimento, dor e até perdas. Como nos admoesta Mahatma Gandhi: “um covarde é incapaz de demonstrar amor; isso é privilégio dos corajosos”. Utilize a força da coragem que está dentro de você. Não deixe que o medo o paralise. Utilize-o como força para suplantar seus obstáculos e suas incertezas...

Frei Paulo Sérgio de Souza, OFM

Fonte:www.franciscanos.org.br


Convite!

Cerimônia de Posse de Dom Mamede

No ultimo sábado dia 12/02/2011, alguns membros da coordenação da Pastoral da Juventude de São Tomé estiveram presentes na Cerimônia de Posse de Dom Mamede como novo Bispo da Diocese de Umuarama. Esses membros foram a coordenadora Patrícia, o vice-coordenador Diogo, o vice-secretário Diego e os acessores Zezinho e Edmilson. Foram também outros vários fies católicos da paróquia São Tomé.

Uma Cerimônia muito bonita que contou com a presença de mais de 30 bispos, 70 padres, 16 diáconos, 11 seminaristas da Diocese de Umuarama e mais de 2500 pessoas, entre fiéis, religiosos e autoridades.

A cerimônia iniciou às 16h00, às portas da Catedral Divino Espírito Santo, com os primeiros ritos: o bispo beijou o crucifixo, aspergiu água sobre si e a assembléia, e fez um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Após todo o rito de Posse de Dom João Mamede Filho, Ele mesmo veio a presidir a sequência da missa. Já empossado bispo de Umuarama, que na homilia agradeceu a todos os presentes, dizendo estar muito feliz em estar aqui. “O evangelho nos convida a fazermos tudo com justiça. Fazer as pequenas coisas, mas fazê-las bem, com o coração ligado a Jesus Cristo, nosso Salvador”, frisou ele. Ao final, os cardeais fizeram seus agradecimentos ao bispo empossado, pelo tempo em que conviveram, desejando as bênçãos de Deus, essa para a nova empreitada. Em seguida, o PE Wilson A. Pintenho fez uma mensagem de agradecimento ao mons. José Dantas que administrou a Sé Vacante, e para encerrar, os jovens dos Cursilhos, homenagearam o novo pastor cantando com muita alegria a música, “Diante de Ti”.

Foi uma cerimônia muito bela, muito gratificante para todos que estavam presente, poder ver a Posse do novo bispo da diocese Umuarama e também poder conhecê-lo de perto. Muito legal.

Evangelho do Dia

5/02/2011

Mc 8,14-21
Confiar na partilha

-* 14 Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca só um pão. 15 Então Jesus os advertiu: «Prestem atenção e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.» 16 Os discípulos diziam entre si: «É porque não temos pão.» 17 Mas Jesus percebeu e perguntou: «Por que vocês discutem sobre a falta de pães? Vocês ainda não entendem e nem compreendem? Estão com o coração endurecido? 18 Vocês têm olhos e não vêem, têm ouvidos e não ouvem? Não se lembram 19 de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?» Eles responderam: «Doze.» 20 Jesus perguntou: «E quando reparti sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos vocês recolheram cheios de pedaços?» Eles responderam: «Sete.» 21 Jesus disse: «E vocês ainda não compreendem?»

* 14-21: Os discípulos se preocupam por não terem acumulado pão. Jesus chama a atenção deles para não ficarem presos a um sistema que visa a acumular coisas para ter segurança (fermento dos fariseus e de Herodes). É preciso confiar na partilha: tudo o que se reparte, torna-se até mais do que suficiente.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Celebração de Envio da Coordenação da PJ Paroquial

Neste Domingo dia 13/02/2010, foi a missa-posse da coordenação da Pastoral da Juventude,onde apresentamos em publico para toda a comunidade a nova coordenação da pj no qual foi apresentado a seguinte coordenação:

Coordenadora: Patrícia
Vice-Coodenador: Diogo
Secretaria: Aline
Vice-Secretario: Diego
Coodenador de Liturgia: Adalberto
Animador do Grupo de Jovens: Marciano
Vice-animador do Grupo de Jovens: Thais
Acessores: Edmilson, Zezinho e Fabio

Que Deus abençoe o caminho desses jovens,para que eles possam fazem um bom trabalho neste ano, e que os jovens de nossa paroquia se sintam tocados por Deus para ingressarem em algum movimento!

Agradecimentos ao Pe Alexandre

A Amizade

A amizade nasce de um sorriso sincero,
Cresce aos poucos,
E quando estimada fica impossível de não tê-la mais.
A amizade é tão forte como o brilho do sol,
Tão grande como a lua,
Tão admirada como a paisagem mais bela.
A amizade cobiça fielmente a sinceridade,
Alimenta a cumplicidade e devora a alegria.
A amizade é algo indecifrável,
Como uma língua sem tradução.
Amizade é presente dos céus
E a compreensão dos sonhos.
Ser amigo é ter prestígio
Ter conceito de companheirismo,
Benevolência perfeita.
A amizade é dotada de compreensão,

Completa de fiel felicidade.

Fonte: www.declaraçãodeamor.com

Com esta mensagem a Pastoral da Juventude de São Tomé, que expressar seus sentimentos de agradecimento pelo trabalho prestado pelo Pe Alexandre, que no ultimo ano muito contribuiu com a Pastoral da Juventude da Diocese de Umuarama, como assessor diocesano, que Deus lhe abençoe e fortaleça sempre sua vocação, e sempre de forças para continuidade de seu trabalho com a juventude onde quer que esteja.

Agradecemos pela sua visita na nossa paróquia no Forum da Juventude....


Muito obrigado, um grande abraço de todos, que Deus lhe abençoe.


Postado por Zezinho Escudeiro.




Evangelho do Dia

14/02/2011

Mc 8,11-13
Um sinal do céu

11 Foram então os fariseus e começaram a discutir com Jesus. E, para tentá-lo, pediam-lhe um sinal do céu. 12 Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: «Por que essa geração pede um sinal? Eu garanto a vocês: a essa geração não será dado nenhum sinal.» 13 E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

e
* 10-13: Jesus aqui não dá nenhuma prova de ser o Messias que veio de Deus e que realiza a vontade de Deus. Quem está disposto pode concluir isso, vendo a pessoa e a atividade de Jesus. P
dir outra prova é querer um messias triunfalista, que provoca admiração, mas não liberta.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral

Fonte: www.franciscanos.orr.br

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Evangelho do Dia


13/02/2011
6º Domingo do Tempo Comum/A
1ª Leitura: Eclo 15,16-21
Sl 118
2ª Leitura: 1Cor 2,6-10
Evangelho: Mt 5,17-37
A lei e a justiça

-* 17 «Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. 18 Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. 19 Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. 20 Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu.»

Ofensa e reconciliação -
* 21 «Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: ‘imbecil’, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de ‘idiota’, merece o fogo do inferno. 23 Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, 24 deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. 25 Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. 26 Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo.»

Adultério e fidelidade -
* 27 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. 28 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração.
29 Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. 30 Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno.
31 Também foi dito: ‘Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio’. 32 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério.»

Juramento e verdade -
* 33 «Vocês ouviram também o que foi dito aos antigos: ‘Não jure falso’, mas ‘cumpra os seus juramentos para com o Senhor’. 34 Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o suporte onde ele apóia os pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 36 Não jure nem mesmo pela sua própria cabeça, porque você não pode fazer um só fio de cabelo ficar branco ou preto. 37 Diga apenas ‘sim’, quando é ‘sim’; e ‘não’, quando é ‘não’. O que você disser além disso, vem do Maligno.»
* 17-20: A lei não deve ser observada simplesmente por ser lei, mas por aquilo que ela realiza de justiça. Cumprir a lei fielmente não significa subdividi-la em observâncias minuciosas, criando uma burocracia escravizante; significa, isto sim, buscar nela inspiração para a justiça e a misericórdia, a fim de que o homem tenha vida e relações mais fraternas. Em 5,21-48, Mateus apresenta cinco exemplos, para mostrar como é que uma lei deve ser entendida.

* 21-26: A lei que proíbe matar, proíbe esse ato desde a raiz, isto é, desde a mais simples ofensa ao irmão. Mesmo ofendido e inocente, o discípulo de Jesus deve ter a coragem de dar o primeiro passo para reconciliar-se. Caso se sinta culpado, procure urgentemente a reconciliação, porque sobre a sua culpa pesa um julgamento.
* 27-32: Jesus radicaliza até à interioridade a fidelidade matrimonial, apelando ao amor verdadeiro e leal. O adultério começa com o olhar de desejo, e o mal deve ser cortado pela raiz. A exceção citada no v. 32 pode referir-se ao caso de união ilegítima, por causa do grau de parentesco que trazia impedimento matrimonial segundo a Lei (Lv 18,6-18; At 15,29).
* 33-37: A necessidade de juramentos é sinal de que a mentira e a desconfiança pervertem as relações humanas. Jesus exige relacionamento em que as pessoas sejam verdadeiras e responsáveis.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral