28/02/2011 |

28/02/2011 |
27/02/2011 |
26/02/2011 |
25/02/2011 |
24/02/2011 |
20/02/2011 |
19/02/2011 |
18/02/2011 |
7/02/2011 |
“A coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras”. (Aristóteles) |
Frei Paulo Sérgio de Souza, OFM
Fonte:www.franciscanos.org.br
No ultimo sábado dia 12/02/2011, alguns membros da coordenação da Pastoral da Juventude de São Tomé estiveram presentes na Cerimônia de Posse de Dom Mamede como novo Bispo da Diocese de Umuarama. Esses membros foram a coordenadora Patrícia, o vice-coordenador Diogo, o vice-secretário Diego e os acessores Zezinho e Edmilson. Foram também outros vários fies católicos da paróquia São Tomé.
Uma Cerimônia muito bonita que contou com a presença de mais de 30 bispos, 70 padres, 16 diáconos, 11 seminaristas da Diocese de Umuarama e mais de 2500 pessoas, entre fiéis, religiosos e autoridades.
A cerimônia iniciou às 16h00, às portas da Catedral Divino Espírito Santo, com os primeiros ritos: o bispo beijou o crucifixo, aspergiu água sobre si e a assembléia, e fez um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Após todo o rito de Posse de Dom João Mamede Filho, Ele mesmo veio a presidir a sequência da missa. Já empossado bispo de Umuarama, que na homilia agradeceu a todos os presentes, dizendo estar muito feliz em estar aqui. “O evangelho nos convida a fazermos tudo com justiça. Fazer as pequenas coisas, mas fazê-las bem, com o coração ligado a Jesus Cristo, nosso Salvador”, frisou ele. Ao final, os cardeais fizeram seus agradecimentos ao bispo empossado, pelo tempo em que conviveram, desejando as bênçãos de Deus, essa para a nova empreitada. Em seguida, o PE Wilson A. Pintenho fez uma mensagem de agradecimento ao mons. José Dantas que administrou a Sé Vacante, e para encerrar, os jovens dos Cursilhos, homenagearam o novo pastor cantando com muita alegria a música, “Diante de Ti”.
Foi uma cerimônia muito bela, muito gratificante para todos que estavam presente, poder ver a Posse do novo bispo da diocese Umuarama e também poder conhecê-lo de perto. Muito legal.
5/02/2011 |
Completa de fiel felicidade.
Fonte: www.declaraçãodeamor.com
Com esta mensagem a Pastoral da Juventude de São Tomé, que expressar seus sentimentos de agradecimento pelo trabalho prestado pelo Pe Alexandre, que no ultimo ano muito contribuiu com a Pastoral da Juventude da Diocese de Umuarama, como assessor diocesano, que Deus lhe abençoe e fortaleça sempre sua vocação, e sempre de forças para continuidade de seu trabalho com a juventude onde quer que esteja.
Agradecemos pela sua visita na nossa paróquia no Forum da Juventude....
Muito obrigado, um grande abraço de todos, que Deus lhe abençoe.
Postado por Zezinho Escudeiro.
14/02/2011 |
13/02/2011 |
-* 17 «Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. 18 Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. 19 Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu. 20 Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu.»
Ofensa e reconciliação -* 21 «Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: ‘imbecil’, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de ‘idiota’, merece o fogo do inferno. 23 Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, 24 deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. 25 Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. 26 Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo.»
Adultério e fidelidade -* 27 «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. 28 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração.
29 Se o olho direito leva você a pecar, arranque-o e jogue-o fora! É melhor perder um membro, do que o seu corpo todo ser jogado no inferno. 30 Se a mão direita leva você a pecar, corte-a e jogue-a fora! É melhor perder um membro do que o seu corpo todo ir para o inferno.
31 Também foi dito: ‘Quem se divorciar de sua mulher, lhe dê uma certidão de divórcio’. 32 Eu, porém, lhes digo: todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada, comete adultério.»
Juramento e verdade -* 33 «Vocês ouviram também o que foi dito aos antigos: ‘Não jure falso’, mas ‘cumpra os seus juramentos para com o Senhor’. 34 Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo algum: nem pelo Céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o suporte onde ele apóia os pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 36 Não jure nem mesmo pela sua própria cabeça, porque você não pode fazer um só fio de cabelo ficar branco ou preto. 37 Diga apenas ‘sim’, quando é ‘sim’; e ‘não’, quando é ‘não’. O que você disser além disso, vem do Maligno.»
* 17-20: A lei não deve ser observada simplesmente por ser lei, mas por aquilo que ela realiza de justiça. Cumprir a lei fielmente não significa subdividi-la em observâncias minuciosas, criando uma burocracia escravizante; significa, isto sim, buscar nela inspiração para a justiça e a misericórdia, a fim de que o homem tenha vida e relações mais fraternas. Em 5,21-48, Mateus apresenta cinco exemplos, para mostrar como é que uma lei deve ser entendida.
* 21-26: A lei que proíbe matar, proíbe esse ato desde a raiz, isto é, desde a mais simples ofensa ao irmão. Mesmo ofendido e inocente, o discípulo de Jesus deve ter a coragem de dar o primeiro passo para reconciliar-se. Caso se sinta culpado, procure urgentemente a reconciliação, porque sobre a sua culpa pesa um julgamento.
* 27-32: Jesus radicaliza até à interioridade a fidelidade matrimonial, apelando ao amor verdadeiro e leal. O adultério começa com o olhar de desejo, e o mal deve ser cortado pela raiz. A exceção citada no v. 32 pode referir-se ao caso de união ilegítima, por causa do grau de parentesco que trazia impedimento matrimonial segundo a Lei (Lv 18,6-18; At 15,29).
* 33-37: A necessidade de juramentos é sinal de que a mentira e a desconfiança pervertem as relações humanas. Jesus exige relacionamento em que as pessoas sejam verdadeiras e responsáveis.